terça-feira, 14 de julho de 2009

Análise Fundamentalista e Análise Gráfica (técnica)

O objetivo da ANÁLISE FUNDAMENTALISTA é avaliar as alternativas de investimentos. Isto é feito ao se avaliar as conjunturas macro e microeconômicas e o panorama setorial da empresa, além das demonstrações financeiras e balanços através de vários cálculos específicos. Cabe a esta análise estabelecer o valor justo para uma ação, respaldando decisões de compra ou venda. A premissa básica da análise fundamentalista para investimento em ações é de que o valor justo para uma empresa se dá pela definição da sua capacidade de gerar lucros no futuro. Pode-se dizer que a análise fundamentalista utiliza-se de certas "ferramentas", como, por exemplo, as análises de demonstrativos financeiros, elaboração de cenários econômicos, projeções de resultados das empresas, análise de indicadores financeiros e econômicos, entre outras. A mesma pode ser percebida como um método de análise econômica para empresas e a viabilidade de projetos. A análise fundamental visa mostrar as causas do comportamento de certos valores e indicadores econômicos e financeiros.

A ANÁLISE GRÁFICA, também conhecida como grafista ou técnica, por sua vez, demonstra como foi o comportamento dos preços. Diferentemente da análise fundamentalista, a análise técnica não considera importantes aspectos internos da empresa estudada, como pay-out, lucro etc, mas sim o comportamento dos preços da ação no mercado, ou seja, a participação dos investidores e sua influência na formação do preço dos ativos. A principal informação para a análise grafista é o histórico de preços, pois se baseia no princípio de que se podem prever suas tendências futuras com base no comportamento passado. Assim, de acordo com a escola técnica, existem séries de preços no mercado e estes apresentam padrões perceptíveis, competindo ao analista identificar tais tendências e fazer sua interpretação a respeito.
Em resumo, os princípios sobre os quais se baseia e análise técnica são:
1) O futuro é um reflexo do passado
2) A movimentação dos preços se dá com base em tendências
3) O preço da ação do mercado embute todos os fatores que estejam envolvidos nela.

Há uma “guerra” entre os adeptos das análises fundamentalistas e os das análises gráficas. Trata-se de uma competição sutil e inútil, ao meu ver, para defender que uma análise é melhor do que a outra. Em minha opinião, todas as duas análises podem e devem ser usadas pelos investidores, pois ambas possuem eficácias absolutas em diferentes momentos e circunstâncias. A análise fundamentalista, por exemplo, é muito útil para definir quais os ativos que devem estar presentes na carteira do Trader. Ela nos dá uma boa ótica da saúde financeira e econômica das organizações no longo prazo. Logo, também podem ser usadas para estratégias buy-to-hold(significa comprar para manter, em inglês. Como o próprio nome já diz, essa estratégia se resume em comprar ação para não vender. O investidor simplesmente acumula aquilo que ele acha que valerá muito no futuro.) Já a análise grafista, por sua vez, é ótima para que faz operações a médio, curto ou curtíssimo prazo. Esta análise nos mostra as variações nos preços dos ativos, inclusive, dentro do mesmo dia. Por isso eu sugiro que, ao montar sua carteira, o investidor faça uma análise fundamentalista para selecionar quais instituições irão compor sua carteira de ativos e utilize os gráficos das mesmas para identificar a hora certa de entrar e sair das operações. Portanto, sim, todos nós podemos e devemos utilizar as duas análises simultaneamente. Como dizia o grande filósofo contemporâneo, Barack Obama: Yes, We Can!
Obrigado a Todos.
Bons Investimentos!

Um comentário:

  1. Caro Márissom .. simplesmente parabéns.
    Teu site é um dos mais preciosamente recheados de completas e valiosas orientações financeiras!!!!
    Obrigado!

    ResponderExcluir