quarta-feira, 17 de junho de 2009

Bolsa para baixo, Dólar para cima.

Assim que a crise Norte-Americana se estabeleceu definitivamente, vimos, de maneira mais acentuada, um processo que despertou certa curiosidade na mente de vários investidores. Presenciamos a Bolsa de Valores caindo e o Dólar subindo. Mas, pense comigo, se a crise foi iniciada nos Estados Unidos, como a moeda “deles” conseguiu ficar mais forte? Quem é o presidente dos EUA? David Copperfield, por acaso? Não, caro leitor... Isso não tem a ver com magia alguma. Conhecido como correlação negativa, este processo é, diria eu, um tanto quanto natural. Em uma palestra no Banco Central do Brasil (BACEN), ministrada pelo Sr. Marden Marques Soares, em Outubro de 2008, o mesmo perguntou-nos quem saberia explicar o motivo deste fenômeno. Você sabe quantas pessoas responderam? Isso mesmo... Nenhuma! Por isso acredito ser importante abordar este tema antes de aprofundar nossos conhecimentos em ações. Leia com atenção e em um passe de mágica você aprenderá.

É bem verdade que o preço de ambos os ativos depende de uma série de fatores e de inúmeras variáveis. Mas, para facilitar sua compreensão, consideremos o seguinte:

A “mina de ouro” dos grandes investidores está em países emergentes. Ainda bem que você percebeu que o Brasil é emergente sem eu precisar citar... Há, sabendo onde e como investir, grande probabilidade de obter uma rentabilidade diferenciada com os cenários econômicos destas determinadas nações. Por isso, países em desenvolvimento, como o nosso, conseguem atrair grandes investidores do mundo todo. Para que os investidores venham atuar no Brasil, eles precisam trocar seus Dólares pela moeda local – o Real no nosso caso. Logo, assim como foi explicado no post anterior (O QUE SÃO AÇÕES?), a lei da oferta e demanda faz com que o preço do Dólar caia, pois há uma injeção desta moeda no Brasil. Ao investir seus reais em ações, estes investidores provocam uma valorização nos papéis da Bolsa, elevando assim o conhecido índice IBOVESPA. Entendeu? Se não entendeu, leia novamente... Eu espero! Essa explicação é importante para a compreensão do passo seguinte.

Quando períodos de incertezas acontecem – como numa crise, por exemplo - o processo é totalmente inverso. Para proteger seus recursos, os investidores tendem a procurar investimentos mais seguros. Desfazem, então, suas respectivas posições na Bovespa vendendo suas ações - recebendo em Real. Logo, a Bovespa cai, pois há mais oferta que procura dos papéis. Para retirar o dinheiro do país, os investidores recompram Dólares. Logicamente, com o aumento da procura por Dólar, seu valor é pressionado para cima. Como o Dólar é uma moeda mundialmente aceita, se tornou a base das transações internacionais.

Este não é o único, mas um dos principais fenômenos responsáveis por esta correlação. Além do mais, esta não é uma regra macroeconômica, mas ocorre com freqüência.

Obrigado a todos.
Bons Investimentos!

Um comentário:

  1. Ola MÁRISSON, ADOREI SUA IDÉIA!NÃO LI TODOS OS POST AINDA MAS LI BEM O PRIMEIRO E O ÚLTIMO E PERCEBI QUE ESTÁ UTILIZANDO UMA LINGUAGEM BEM DIDÁTICA!!ATÉ EU, QUE ACHO ISSO MEGA DIFÍCIL DE ENTENDER, CAPITEI A MENSAGEM!!!JA FALEI PARA ANDRÉ E ELE VAI OLHAR TBM E FICAR ACOMPANHANDO!DESEJO SUCESSO E SEI, NA VERDADE QUE TUDO QUE FAZ É COM MUITA DEDICAÇÃO E ESPFRÇO, ENTAO LOGO SEU BLOG VAI BOMBAR!!!BEIJOS, TE AMO, DA SUA IRMÃ QUE MTO TE ADMIRA!Marilianny

    ResponderExcluir