segunda-feira, 15 de junho de 2009

O que são Ações?

Negociadas em Bolsas de Valores, as ações são direitos à propriedade de uma empresa, ou seja, uma ação confere a seu dono uma fração da propriedade de uma determinada instituição. Seu percentual de participação na empresa dependerá da quantidade de ações que possuir. Comprar ações significa fazer parte do sucesso de uma organização – ou de seu fracasso também. Quanto melhor o desempenho de uma empresa, mais as suas ações se valorizam, pois crescem a expectativas de lucros futuros e, conseqüentemente, boas divisões de dividendos. O número de interessados nestas ações aumenta, pressionando seus preços para cima.
O objetivo principal de comprar ações de uma sociedade anônima é o recebimento de dividendos periódicos que as empresas oferecem aos seus acionistas. Porém, diariamente os preços das ações se modificam.

Certa vez, meu irmão menor, Maurício Filho, após investir em um Fundo de Renda Variável e ter parte de seu capital desvalorizado, comentou comigo, inconformado: Não consigo entender como a bolsa de valores cai e sobe sem o controle de ninguém. Como algo inventado por seres humanos está sem controle?
Acredito que esta pergunta está presente na mente de grande parte das pessoas. E já esteve na minha um dia. Acontece que os valores das ações se modificam de acordo com os acontecimentos mundiais. Por quê? Porque as notícias que afetam as empresas refletem diretamente no preço de suas respectivas ações e sugerem modificações no valor destas para mais ou menos. Isso depende da expectativa da maioria dos negociadores. Para uma indústria, notícias como greve de empregados, novas leis e tributos, crescimento do setor, são fatores que influenciarão nos seus lucros futuros. Logo, as ações se movem em decorrência destas expectativas.

No mercado de capitais como um todo, notícias como a destruição de plantações por causa do fenômeno El Niño; relatório da ONU sobre aquecimento global acelerado, aumentando rumores de nova recessão mundial; governo Norte-Americano anunciando movimento de tropas militares nas fronteiras do Irã, gerando assim maior tensão no Oriente Médio; terremotos de grandes intensidades e Tsunamis causam verdadeiro pavor em investidores. Por não saberem como estes problemas serão resolvidos e como as empresas caminharão, estes vendem suas ações para, na maioria das vezes, fazer revisões em suas carteiras de investimentos. Surge então um momento de cautela. Como, nesses casos, existem mais vendedores do que compradores, o preço cai imediatamente. É a lei da oferta e demanda (ou procura, como quiser). Se o livro X tem cinco unidades disponíveis pra venda e existem 20 pessoas interessadas naquele livro, o seu preço sobe. Do contrário, o valor do produto é pressionado para baixo. Isso é natural. Mas calma, investir em ações não significa ficar “plantado” na frente de um computador pesquisando notícias, nem lendo jornal 24 horas por dia para saber se está perdendo dinheiro ou não. Este é um mito bastante comum entre as pessoas que estão fora do mercado. Tenho uma boa notícia: Hoje em dia existem maneiras de você investir em renda variável e viver a vida ao mesmo tempo. Tudo bem... Sei que é bom estar “antenado” com as notícias, pois conhecimento nunca é demais. Porém, há estratégias e ferramentas que te permitem ir ao cinema, tomar um chopp ou namorar tranqüilo. Mas, falaremos sobre isso em breve.

Obrigado a todos.
Bons Investimentos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário